Pregação baseada em I Samuel 12:1,2; 6-15

Postado por Amo adorar ao Senhor Jesus | 10:26 | 2 comentários »

 
TEMA
Ouça e obedeça

Introdução: A palavra de Deus nos diz No cap. 8 de I Samuel que o mesmo já era velho e ele constituí os seus dois filhos Joel e Abia a juízes em Berseba (Israel) porém, seus filhos não andavam no mesmo caminho que ele, antes eram avarentos, corruptos e perverteram o juízo e por isso todos o anciãos de Israel se juntaram para pedir um rei, por que assim eram em todas as nações.
Porém esta palavra não pareceu bem aos olhos de Samuel, homem de Deus (Juíz,sacerdote, profeta de Israel) Ele ora a Deus e Deus responde, Dizendo: Ouve a voz do povo em tudo quanto te disserem, pois não te tem rejeitado a ti, mas antes a mim me tem rejeitado para eu não reinar sobre eles.
Pois bem!
No cap. 9 diz: que em Benjamim Havia um homem de Benjamim, rico e influente, chamado Quis que tinha um filho chamado Saul, jovem de boa aparência e não havia homem mais belo do que ele em Israel, os mais altos batiam nos seus ombros ou seja ele sobressaia a todo povo. Neste mesmo capitulo diz que seu pai perde as suas jumentas e pede para que ele e mais um moço vá procura-las...eles procuram em várias terras e as não encontra, então
Saul já decidido em voltar para casa, o moço que esta com ele diz que naquela cidade (Zufe) havia um homem de Deus,honrado e tudo quanto dizia acontecia infalivelmente e eles foram.
No cap 9 vs. 14 e 15 diz: que eles estavam no meio da cidade quando Samuel lhe saiu ao encontro. Deus um dia antes o revelou aos ouvidos de Samuel que Saul estava vindo e diz que ele seria ungido capitão sobre Israel e dominaria o povo.
Cap. 10 Samuel unge a Saul como rei sobre Israel e no( VS.5 e 6) diz: Então virás ao outeiro de Deus,onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando ali na cidade encontrarás um rancho de profetas que descem do alto, e trazem diante de si saltérios, e tambores, e flautas e  harpas; e profetizaram. E o espírito do Senhor se apoderará de ti e profetizaras com eles, e te mudarás em outro homem/ e Deus muda seu coração em outro.
(Vs.8 )Tu porém descerás diante de mim a Gilgal, e eis que eu descerei a ti para sacrificar holocaustos, e para oferecer ofertas pacíficas: ali sete dias esperarás, até que eu venha a ti, e te declare o que hás de fazer

Ensinamentos
·         Não deixe que nada venha Reinar, tirar o lugar de Deus em sua vida.
·         Boniteza não põe mesa. Não adianta você se destacar diante da sociedade, se destaque diante da presença de Deus.
·         O que você acha que é bom pra você pode ser a pior coisa da tua vida.
·         Você não pode ser o mesmo homem. Tem que ser um novo homem, uma nova mulher. (manias, pensamentos...etc) tem que ter transformação. O seu coração precisa ser mudado.
·         Se Deus te mandou esperar, espere, Ele vai cumprir tudo o que falou.

Reinado de Saul

No cap 13 Um ano tinha estado Saul em seu reinado: e o segundo ano reinou sobre Israel. Transcorria seu reinado muito bem. Firmou os seus direitos, ganhando a confiança do povo com o resultado das suas campanhas militares contra os inimigos de Israel (I Samuel 14:47-52), porém entrou em decadência ao cometer três pecados diante de Deus, sendo que o último deles foi total abominação, que por conseqüência, levou-o à morte depois de Deus haver se afastado dele, vejamos então quais foram estes pecados:

a)       O primeiro pecado de Saul foi se arvorar (Assumir,baseado apenas na própria autoridade,de algum título,missão, ofício, etc) como Sacerdote sobre Israel, usurpando temporariamente o cargo de Samuel, que era o Sacerdote e Profeta da parte de Deus sobre o povo. Saul não era Sacerdote. Estava a sete dias esperando pelo Sacerdote Samuel para a oferta do sacrifício, como Samuel demorava de chegar, não se conteve e ele mesmo ofereceu o sacrifício (cap.13 :8-14).
b)       b)   O Segundo pecado ocorreu quando Israel guerreou contra os amalequitas. Saul desobedeceu a Deus, salvando o rei e o melhor do seu despojo, quando tinha ordenanças da parte de Deus para a destruição total de um povo que Deus abominava. Sendo por esse fato censurado por Samuel, que o avisou, então, que Deus o tinha rejeitado novamente. (Cap 15)
c)       c)   O terceiro e último pecado de Saul, foi consultar uma feiticeira (necromante, advinha), porque estava desesperado. Consultava a Deus, mas Deus não o respondia. Estava cercado pelos filisteus. Samuel estava morto. Neste desespero perdeu o equilíbrio se é que ainda o tinha e cometeu a coisa mais horrenda pela qual Deus abominava veementemente, se matou.

Sabe por que aconteceu isso tudo?

Não havia mais temor: sign. Medo,receio,reverência, preocupação, respeito a Deus (teme ao homem, menos a Deus)
Não servia (servo): Presta serviços, útil, ajuda, auxilia.
Ele não ouvia a Deus: Captar os sons pelo sentido da audição, dar atenção, escutar,atender.

a)       Primeiro pecado: tem muita gente fazendo coisas que não tem o chamado para fazer.
b)       Segundo pecado: fazendo as coisas pela metade. Ou de qualquer jeito.
c)       Terceiro pecado: Quando não tem resposta de Deus, ficam desesperados, desequilibrados e cometem erros terríveis.
d)       Saul já não tinha mais a presença de Deus (cap 16:14)

OS ERROS SÃO MOSTRADOS NÃO PARA SEREM COPIADOS E SIM PARA SEREM EVITADOS.

Precisamos do fogo de Deus em nossa vida: Ele é a própria presença de Deus, e a purificação pras nossas vidas. (segredo)

 II Crônicas. 7.14
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.


Objetivo desta pregação se encontra em João. 6:38-39 : Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.  E a vontade do Pai que me enviou é esta: que nenhum  de todos daqueles que me deu se perca. Mas que o ressuscite no último dia.

2 comentários

  1. Isabela Silva // 1 de julho de 2011 09:48  

    Oi, amada!
    Obrigada pela sua visita ao Erguendo Vidas.
    Já estou seguindo o seu blog. Ele é lindo!
    Deus abençoe ricamente!
    Isabela

  2. Ivonil servo de Yahshuah // 15 de agosto de 2011 13:05  

    Ola miriam shalom;
    Na carta aos hebreus tem uma passagem que acho interessante; peço que medite nela e me fale alguma coisa a respeito ok?
    a passagem é...portanto, deixando as lições iniciais a respeito do messias, prossigamos para a maturidade, sem lançar novamente o principio fundamental do abandono das obras que conduzem à morte, da confiança em Deus, da instrução acerca de lavagens s´mikhah, da ressurreição dos mortos e da punição eterna....e porai vai

Postar um comentário