Pregação baseada em I Samuel 12:1,2; 6-15

Postado por Amo adorar ao Senhor Jesus | 10:26 | 2 comentários »

 
TEMA
Ouça e obedeça

Introdução: A palavra de Deus nos diz No cap. 8 de I Samuel que o mesmo já era velho e ele constituí os seus dois filhos Joel e Abia a juízes em Berseba (Israel) porém, seus filhos não andavam no mesmo caminho que ele, antes eram avarentos, corruptos e perverteram o juízo e por isso todos o anciãos de Israel se juntaram para pedir um rei, por que assim eram em todas as nações.
Porém esta palavra não pareceu bem aos olhos de Samuel, homem de Deus (Juíz,sacerdote, profeta de Israel) Ele ora a Deus e Deus responde, Dizendo: Ouve a voz do povo em tudo quanto te disserem, pois não te tem rejeitado a ti, mas antes a mim me tem rejeitado para eu não reinar sobre eles.
Pois bem!
No cap. 9 diz: que em Benjamim Havia um homem de Benjamim, rico e influente, chamado Quis que tinha um filho chamado Saul, jovem de boa aparência e não havia homem mais belo do que ele em Israel, os mais altos batiam nos seus ombros ou seja ele sobressaia a todo povo. Neste mesmo capitulo diz que seu pai perde as suas jumentas e pede para que ele e mais um moço vá procura-las...eles procuram em várias terras e as não encontra, então
Saul já decidido em voltar para casa, o moço que esta com ele diz que naquela cidade (Zufe) havia um homem de Deus,honrado e tudo quanto dizia acontecia infalivelmente e eles foram.
No cap 9 vs. 14 e 15 diz: que eles estavam no meio da cidade quando Samuel lhe saiu ao encontro. Deus um dia antes o revelou aos ouvidos de Samuel que Saul estava vindo e diz que ele seria ungido capitão sobre Israel e dominaria o povo.
Cap. 10 Samuel unge a Saul como rei sobre Israel e no( VS.5 e 6) diz: Então virás ao outeiro de Deus,onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando ali na cidade encontrarás um rancho de profetas que descem do alto, e trazem diante de si saltérios, e tambores, e flautas e  harpas; e profetizaram. E o espírito do Senhor se apoderará de ti e profetizaras com eles, e te mudarás em outro homem/ e Deus muda seu coração em outro.
(Vs.8 )Tu porém descerás diante de mim a Gilgal, e eis que eu descerei a ti para sacrificar holocaustos, e para oferecer ofertas pacíficas: ali sete dias esperarás, até que eu venha a ti, e te declare o que hás de fazer

Ensinamentos
·         Não deixe que nada venha Reinar, tirar o lugar de Deus em sua vida.
·         Boniteza não põe mesa. Não adianta você se destacar diante da sociedade, se destaque diante da presença de Deus.
·         O que você acha que é bom pra você pode ser a pior coisa da tua vida.
·         Você não pode ser o mesmo homem. Tem que ser um novo homem, uma nova mulher. (manias, pensamentos...etc) tem que ter transformação. O seu coração precisa ser mudado.
·         Se Deus te mandou esperar, espere, Ele vai cumprir tudo o que falou.

Reinado de Saul

No cap 13 Um ano tinha estado Saul em seu reinado: e o segundo ano reinou sobre Israel. Transcorria seu reinado muito bem. Firmou os seus direitos, ganhando a confiança do povo com o resultado das suas campanhas militares contra os inimigos de Israel (I Samuel 14:47-52), porém entrou em decadência ao cometer três pecados diante de Deus, sendo que o último deles foi total abominação, que por conseqüência, levou-o à morte depois de Deus haver se afastado dele, vejamos então quais foram estes pecados:

a)       O primeiro pecado de Saul foi se arvorar (Assumir,baseado apenas na própria autoridade,de algum título,missão, ofício, etc) como Sacerdote sobre Israel, usurpando temporariamente o cargo de Samuel, que era o Sacerdote e Profeta da parte de Deus sobre o povo. Saul não era Sacerdote. Estava a sete dias esperando pelo Sacerdote Samuel para a oferta do sacrifício, como Samuel demorava de chegar, não se conteve e ele mesmo ofereceu o sacrifício (cap.13 :8-14).
b)       b)   O Segundo pecado ocorreu quando Israel guerreou contra os amalequitas. Saul desobedeceu a Deus, salvando o rei e o melhor do seu despojo, quando tinha ordenanças da parte de Deus para a destruição total de um povo que Deus abominava. Sendo por esse fato censurado por Samuel, que o avisou, então, que Deus o tinha rejeitado novamente. (Cap 15)
c)       c)   O terceiro e último pecado de Saul, foi consultar uma feiticeira (necromante, advinha), porque estava desesperado. Consultava a Deus, mas Deus não o respondia. Estava cercado pelos filisteus. Samuel estava morto. Neste desespero perdeu o equilíbrio se é que ainda o tinha e cometeu a coisa mais horrenda pela qual Deus abominava veementemente, se matou.

Sabe por que aconteceu isso tudo?

Não havia mais temor: sign. Medo,receio,reverência, preocupação, respeito a Deus (teme ao homem, menos a Deus)
Não servia (servo): Presta serviços, útil, ajuda, auxilia.
Ele não ouvia a Deus: Captar os sons pelo sentido da audição, dar atenção, escutar,atender.

a)       Primeiro pecado: tem muita gente fazendo coisas que não tem o chamado para fazer.
b)       Segundo pecado: fazendo as coisas pela metade. Ou de qualquer jeito.
c)       Terceiro pecado: Quando não tem resposta de Deus, ficam desesperados, desequilibrados e cometem erros terríveis.
d)       Saul já não tinha mais a presença de Deus (cap 16:14)

OS ERROS SÃO MOSTRADOS NÃO PARA SEREM COPIADOS E SIM PARA SEREM EVITADOS.

Precisamos do fogo de Deus em nossa vida: Ele é a própria presença de Deus, e a purificação pras nossas vidas. (segredo)

 II Crônicas. 7.14
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.


Objetivo desta pregação se encontra em João. 6:38-39 : Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.  E a vontade do Pai que me enviou é esta: que nenhum  de todos daqueles que me deu se perca. Mas que o ressuscite no último dia.

Seja servo.

Postado por Amo adorar ao Senhor Jesus | 10:12 | 0 comentários »

"Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu Amado, em que minha alma se compraz" (Mt 12,18)

               Deus convida a todos nós para sermos servos Dele, servos do Altíssimo. Jesus Cristo também foi chamado a ser servo do Pai. Desde do seio materno, Deus Pai chamou Jesus a cumprir sua vocação, a obra universal da redenção, se compadecer pelo pecado da humanidade.

               Dessa mesma forma, Deus permanece nesse chamado. Chama-nos a sermos SERVOS. "Na atual cultura, aquele que serve é considerado inferior, na história sagrada, o servo é aquele que é chamado por Deus a cumprir um particular ato de salvação e redenção, aquele que sabe ter recebido tudo aquilo que é e possui e sente-se então, também chamado a colocar a serviço dos outros quanto recebeu" (João Paulo II. 2003).

               A Bíblia nos apresenta sempre o chamado específico vindo de Deus. Então, ao exemplo de Jesus, devemos ser Servos Fiéis ao chamado que Deus nos proporciona, servir fielmente a Deus e ao próximo.

               Deus se manifesta no nosso cotidiano. Dia após dia, Ele chama e confirma o Seu propósito para cada filho amado. Com isso, Deus Pai nos forneceu artifícios para discernir melhor o caminho a trilhar rumo a vontade do Amor Dele, o caminho a felicidade.

               Esses artifícios consistem em: Oferecimento de Obras, Orações, Santa Missa, Leitura do Evangelho e de algum livro espiritual, visita ao Santíssimo e etc. São vários os meios que Deus se faz presente em nossa vida, buscando um laço mais estreito e íntimo com o ser humano.

              Contudo, Deus nos convida, primeiramente, a sermos filhos amados, deixarmos Ele nos amar e fazer morada em nossos corações. Depois de estarmos próximos e dispostos a cumprir a vontade celeste, estamos prontos a sermos servos, servir a Deus e ao próximo.

               Esse chamado foi feito desde quando fomos concebido a vida, desde o nosso nascimento, somos convidados a viver essa vocação. Todo esse processo tem como ponto culminante, o Amor, amar e deixar ser amado é o meio primordial para servir o chamado de Deus.

Pregação Lc.15

Postado por Amo adorar ao Senhor Jesus | 13:04 | 4 comentários »


Filho Pródigo
Sobre o tema:  Que amor é esse? Que nunca nos lança fora.

Introdução: Observamos na palavra de Deus que a onde Jesus ia, uma grande multidão o seguia, e a onde Ele estava, uma grande multidão (Pecadores, publicanos, enfermos...etc) ia ao seu encontro para ouvi-lo. Jesus era criticado pela sua conduta, ou seja, por ficar perto de pessoas que para muitos, eram desprezáveis...pois era com esses que Jesus queria estar para pregar AS BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS,ovelhas perdidas, pessoas consideradas sem esperança. Mc.2.17 "E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento."
JESUS, era simples, humilde, ao falar e ao lidar com as pessoas, seu objetivo era que todos fossem salvos, e para que entendessem sua mensagem lhes falava através de ( parábolas). Usava exemplos do nosso dia a dia para um melhor entendimento.
Quando estávamos perdidos, Deus nos buscou, e ainda está buscando aqueles que se encontram perdidos.

Vamos aos exemplos:

Obs: Esta pregação foi baseada na historia da minha vida!

Vs .13- Momento da partida: O que leva uma pessoa a desviar-se da presença de Deus? Existem vários motivos. Infelizmente hoje muitos estão se desviando por qualquer motivo, dão desculpas (justificativas) para fazerem o que de fato estão com vontade de fazer a muito tempo, mas o principal é por não conhece-lo e acabam vivendo dissolutamente.sig. Pervertido, devasso...etc. E eu sei bem disso, pois vivi muitos anos da minha vida assim.

Vs. 14-Momento das necessidades: É quando realmente as coisas mostram o que realmente são. Quando passamos a enxergar que as coisas no mundo não são ta fáceis como imaginávamos, são humilhantes. A mascara caí e a verdadeira face do mundo é mostrada!
Posso comparar à um lindo e gostoso banquete à principio, prazeroso, mas no final de tudo amarga igual a fel.

Vs.15,16- Momento do desespero: É quando vemos que estamos precisando de ajuda, mas infelizmente ainda não procuramos a ajuda do senhor, recorremos a outras pessoas, outros lugares. (considero um momento de muitas cabeçadas).

Vs.17- Momento do reconhecimento: É quando vem a memória  tudo!!! O que eramos, como viviamos antes do acontecimento e tinhamos a presença de Deus. Caí a ficha! É estranho mas, o tempo que fiquei longe...é como se tudo que eu tivesse vivido com o Senhor tivesse sido completamente apagado da minha memória.

Vs.18,19- Momento da decisão: É o momento que vemos que precisamos do Senhor, que reconhecemos os nossos erros, nos arrependemos, que precisamos nos acertar, colocar a nossa vida diante dEle e pedir perdão.

Vs.20- Momento de atitude: Não basta somente decidir-se é preciso tomar uma decisão, ir até Deus, procurar ajuda em uma igreja evagélica e confessar a Deus diante dos homens (Mt.10.32) Pois só podemos ser sarados, ter as nossas vidas restauradas na casa de Deus.

Vs.22-24- Momento da melhor Recepção do mundo: É quando chegamos na casa de Deus, todo quebrado,doentes, cheios de carrapichos e somos recebidos de braços abertos por Deus. Descobrimos que Ele nunca saiu dali, nunca desistiu de nóis, sempre esteve e estar  esperando por cada um de nóis.

Conclusão:

Eu não sei por que motivo você saiu ou que pretende sair da presença de Deus, mas quero dizer pra você nesse dia, passe por tudo que tiver que passar, mas não largue a Jesus.
Pois você é Bem-aventurado! (Mt.5.2-12)

E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Deus está a sua busca (Ez.34.16)

A paz do Senhor!

Continuação da Peça!

Postado por Amo adorar ao Senhor Jesus | 16:44 | 0 comentários »







(Peça) A mulher pecadora que ungiu os pés de Jesus

Postado por Amo adorar ao Senhor Jesus | 10:37 | 0 comentários »

Sou Feliz com Jesus!

Postado por Amo adorar ao Senhor Jesus | 18:18 | 1 comentários »